Páginas

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Mais sobre Malhas


Inicialmente quero tentar ajudar algumas colegas e seguidoras que me perguntaram a respeito de modelagem em malha. Bom, o que devemos aprender inicialmente é a modelagem em tecido plano, ou seja, não queira atropelar as coisas, primeiro nós temos que aprender a modelar em tecido plano, e partindo dela modelamos para a malha, ninguem sai costurando malha (de forma correta!) sem uma modelagem para malha tá?

1º, o que priomordial no tracejado do molde é a tomada das medidas, observe esse link
2º, de inicio é bom traçar o molde padrão primeiro como blusa, mangasaia e calça
3º, então você traça o molde para malhas como blusa, manga, saia e calça ou aplica no molde plano a redução das medidas como no exemplo mais em baixo que eu deixei.
Também tem o processo de reconhecer a malha, desde elasticidade e tipo de malha, até tipos de agulhas e linhas a ser usada e cuidados com ela, então nesse link AQUI podemos aprender tudo isso, além de tabelas de medidas e redução de medidas.

Um exemplo rapido e facil quanto a redução de medidas de um molde:

Medidas tomadas no próprio corpo:
Busto............................ 100cm
Cintura............................ 86cm
Qualdril......................... 106cm
Comprimento da Blusa.... 46 cm

Aplicando a redução da Tabela para Malha de Média Elasticidade:

Busto..............................(100 - 20%).....= 80cm
Cintura .............................(80 - 6cm)......= 74cm
Quadril............................(106 - 20%)..... = 84,8cm
Comprimento da Blusa.......(46 - 2cm)..... = 44cm

Observe que a medida da Cintura é reduzida do resultado da medida do Busto.

Espero ter ajudado no melhor entendimento, qualque dúvida, sujestão ou critica, fiquem a vontade para comentar e vamos juntos aprendendo.

Beijão

Cíntia 

21 comentários:

  1. obrigado Cíntia , era isso que eu estava precisando ....abraço

    Jubi

    ResponderExcluir
  2. Por nada Jubi, espero que supra as necessidades, e qualquer coisa quando estiver testando, pode perguntar, se não tiver postagens com o assunto deixe seu recadinho, num gagtes acima dos marcadores, é mais rapido.

    ResponderExcluir
  3. muito legal, não tinha nada sobre malharia, até porque sempre fiz minhas roupas em tecido plano e confesso que sou mais dedicada às minhas bolsas...rsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Cynthia, gosto de ver seu blog pois, fico pensando e planejando fazer bolsas bem bacanas, e agora aqui na minha cidade não pode mais usar sacolas plasticas vou ter que fazer umas bag para mim, vou precisar de seu blog concerteza.rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. excelente post Cíntia!!!adorei!!!!
    tem selinho pra vc lá no blog!!!!
    Bjim!!!!


    http://munamo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. OBRIGADO POR POSTAR ISSO ME ENSENTIVA MAIS AINDA A APRENDER A COSTURAR.

    ResponderExcluir
  7. Oi, preciso de ajuda, comprei uma overlock chinesinha e até o momento só consegui fechar tecido gostaria de saber se alguem já fechou malhas nela, pois até agora não consegui fechar as minhas peças de tricÔ.bjs.Nalva

    ResponderExcluir
  8. Nalva, não tenho certeza quanto aos modelos chinesinha, mas geralmente as overloque tem um botão para regulagem da pressão do pé calcador (para malhas é melhor ter menos pressão) isso você tem que ver no manual ou entre em contato com a loja para que eles te oriente, pois a chinesinha é para costurar malha sim.

    ResponderExcluir
  9. gostei muito de tudo que vi ak muito bom mesmo

    ResponderExcluir
  10. Olá Cintia,,sempre venho aqui no seu blog,me ajuda bastante.Tenho uma pergunta pra fazer sobre a overlok chinesinha semi industrial,quero comprar uma pra fazer fazer vestido em malhas e camistas,será que ela costura ou faz só acabemnto??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IzinhaMendes, quando eu fui comprar a minha eu percebi uma coisa nas chinesinhas, ela tem motor fraquinho para costurar tecidos grossos, masssssssss para costurar tecidos finos como tricoline é boazinha (mas não sei se dura muito!!), agora costurar malha eu não testei, então seria imprudente te falar algo, faça uma visita em uma loja e leve contigo retalhos de tecidos que pretende costurar e faça os teste só assim saberá.

      Excluir
    2. Eu tenho uma e costura malha e faz acabamentos sim, comprei com indicação da minha professora do curso de malha, ela disse que ela usou a dela por 10 anos, sem contar que sempre ouço falar bem dela, é uma ótima máquina semi e mais barato que a industrial. A diferença da semi para a industrial você só verá na produção, que nesse caso aconselho a industrial, mas para o resto atende bem.

      Excluir
  11. Ola Cintia, passei por aqui e adorei seu site, ja costurava antes, mas agora comecei a receber encomendas, voce teria dicas de como cobrar pelos servicos?

    Grata

    Alessandra
    www.blogartebyale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ola Cintia vim agradecer sua resposta e sua visita, esses seus posts estao realmente me ajudando, fiz uma saia e estou comendo a trabalhar com malha agora.

    Bjs

    www.blogartebyale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. olá.... eu tava fazendo uma pesquisa e achei seu post sobre malhas e pensei que talvez possa me ajudar. Quanto a redução do molde para malha eu entendi um pouco, mas a dúvida fica sobre quando o caso é o inverso, por exemplo: tenho um molde (casaqueto) para malha 90% de alogamento mas eu desejo cortar numa malha com um alongamento bem melhor, como a malha PV, será que daria algum problema? o que vc acha?

    no aguardo

    ResponderExcluir
  14. olá, talvez possa me ajudar. Estou costurando malha em uma máquina singer Harmonie (antiguinha). Porém os pontos estão saltando ou com falhas ,apesar de estar usando a agulha correta 80/11 2045 e também a linha. O que devo fazer, para corrigir este ponto ? no caso reto .

    ResponderExcluir
  15. Muito boa sua aula, tenho vontade de aprender fazer camisetas pras minhas filhas e sua explicação é excelente!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...