Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Casaquinho Florido (part I) gola

Aqui estão os moldes originais do modelo, mas como disse no post anterior tem que ter algumas modificações como a manga "fofa", quanto ao babado eu desisti dele, achei que ia ficar muita informação para uma peça.

A modelagem da manga eu já fiz e deu certinho como na explicação da Sonia (ver aqui), mas eu vou mostrar em outro post certo? Hoje vamos para outra questão que é a gola.

Bom, primeiro vou mostrar um pouco do processo de costura da peça, intertelei as vistas e gola.

O inicio da costura começa com a costura central nas costas, fechamento da pences e depois uni as peças da frente com a costa com uma costura pelos ombros (é muito importante para uma peça bem feitinha que ao transferir do papel para o tecido todas as marcações estejam idênticas).

Feito isso fui para a vista, falei que meu casaco não será forrado, mas vou fazer o acabamento com viés como na foto das vistas.

A gola é um processo bastante complicado para iniciante, no meu caso é o segundo casaco que faço com esse tipos de gola, mas para quem não tem pratica recomendo fazer um casaco sem gola.
Caso queira ariscar, eu segui o estudo de "gola" e o estudo de "estilo alfaiate" no livro "O Grande livro da costura"
O estudo é esse, mas o que mudei é que no livro, costura-se separado as duas peças da gola e a frente e forro, no meu caso costurei junto as duas peças da gola e as vista.  

Vou tentar explicar como fiz tá.
Nessa foto estava conferindo a gola com a peça.

Para fazer a gola é preciso unir a vista pela frente da peça, costurei de uma seta a outra ( foto 1).
Em curvas com essa temos que fazer cortes tipo V para retira o excesso de tecido ( foto 2).

Depois partimos para a gola propriamente dita.
Uni-se os dois lados da gola com uma costura superior e lateral, tire o exesso de tecido, vira, acenta no direito com o ferro.

Deixa eu explicar uma coisa, nas fotos seguintes vocês vão observar que a gola é uma peça só e está pelo avesso, ( é que nessa hora estava seguindo o livro, mas observei que não iria funcionar costurar as peças separada, então desmanchei e fiz denovo com a gola do jeito que eu queria, porém o metodo da costura é desse jeitinho mesmo então lembre-se disso).

Comecei costurando a gola pelo decote das costas, até onde tem a seta vermelha.

depois vem essa costura (da 1° seta até a 2° seta).

depois é preciso fazer esse pique com a tesoura

O resultado no direito depois do pique é esse, um canto sem ruga.

Um exemplo de canto mau feito foi no primeiro lado que costurei, é quando deixamos fazer prega, (não deixe prega).

Para fazer a gola é preciso unir a vista pela frente da peça, costurei a uma seta a outra, cortei a sobra de tecido ( foto 1).
Em curvas com essa temos que fazer cortes tipo V para retira o excesso de tecido ( foto 2).

Agora é a hora de unir VISTA/GOLA/FRENTE, é nessa sequência mesmo, coloquei setas de cores diferentes para mostra o inicio e fim de cada costurar e seu trajeito, observe que na ultima seta amarela a vista está virada, fazendo assim já dá o acabamento.

Para fazer o decote virado e acabado nas costas, vem um outro processo que ficará escondido por baixo da vista, nessa foto os tecidos com as duas setas vermelhas são os dois lados da gola, o que está com a seta azul é o decote das costas/frente, fiz um corte neles na mesma localidade do primeira que está na foto.

Feito o corte nós viramos tudo para dentro da gola (circulo vermelho), ficando para fora apenas o que está embaixo da vista (circulo azul).

Fazemos a costura de acabamento por cima da gola (seta vermelha), que encerra na costura da gola ( seta azul).

Por fora fica assim.

Tentei fazer o mais detalhado possivel, mas tem coisas que em foto não se explica né?
Espero ter sido compreensiva tá gente! Demorei para postar pois o mais dificil foi criar o post (ahahaha), o proximo post vou mostrar a manga e o restante do trabalho.
Beijão
Cíntia

9 comentários:

  1. o post ficou bem explicativo, pelo menos pra mim que já costuro...rsrsrs
    A primeira vez que fiz uma gola desse tipo passei vários dias lendo a sequência operacional da revista Manequim p/ entender...kkkkk...afinal não fiz curso de corte e costura, aprendi na marra mesmo...rsrsrs
    Tenho muito problema em colar o perlon ou entretela,com o manuseio da peça durante a costura ele sempre desprega, por isso uso mais o perlon e acrescento margens de costura, assim tudo fica preso. Tem dado certo, principalmente em colarinho c/ pé (colarinho de camisa masculina)
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiê que coisa mais linda esse brim, aqui onde moro não tem brim estampado pode isso kkkk.
    Viu mas estou fazendo um casaquinho também, e é meio parecido com o seu kkkk. Vai ser da filhota mas ele é branco de botões dourados e gola redonda e vai ser forrado de flanela e vai ter manga franzida.Mas tá cru ainda.
    Bjs,
    Audrey

    ResponderExcluir
  3. Olá Cintia, está ficando perfeito o seu casaco, até agora a gola mais complicada que fiz foi a de uma camisa, rsssss, mas quando tentar algo mais avançado, com certeza vou vir repassar seu tutorial, quanto a seu comentário no meu blog, parece que a gente vê um montão de defeitos e a pessoa que veste a roupa está feliz da vida. Até o final do ano já devo ter dado vários presentes costurados por mim, quem sabe eu não perca o medo de costurar por encomenda.

    Beijão

    Eilane

    ResponderExcluir
  4. Cynthia, a primeira gola que eu fiz fiquei dias fazendo e desfazendo até que ficou +- certo, e nessa altura o tecido já era né? Eu também tenho mesmo problema com intertela, acho a sua idéia interessante, vou testar.

    Audrey
    Você está pertinho de Campinas, eu comprei lá em uma loja que tem perto da Catedral, debaixo da Pernambucanas, tem muitas sarjas linda.

    Eilane
    Então vai ser facil pra você por que colarinho de camisa eu acho mais dificil do que gola.

    ResponderExcluir
  5. Thanks for the tutorial! I need to do a jacket soon so I can try this out.

    ResponderExcluir
  6. Menina,seu blog caiu do céu pra eu.
    Fiz um curso básico,mas como ganhei bebe não consegui colocar a costura em prática e seus tutoriais vão me ajudar muito.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. minha mae adorou o site so q ela quer ver o casaco pronto
    bjus

    ResponderExcluir
  8. OLÁ BOM DIA...VC TEM COMO PASSAR O ACABAMENTO DA BAINHA ,NOSSA Ñ CONSIGO MONTAR MEU BLAZER.O ACABAMENTO E IGUAL ESSE Q ESTA NA FOTO.

    ResponderExcluir
  9. Preciso muito aprender a forrar a peça, você teria como ensinar?