Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Passo a Passo de como fazer uma saia através de outra saia. (parte I)

Tenho observado que muitas que visitam o blog, estão iniciando na costura e algumas não fizeram nenhum curso de "corte e costura" então não tem aquela pratica de traçar moldes etc...Bom eu fiz um curso de corte e costura, e fazer cursos é sempre bom pois agrega valores, mas eu acredito que o nosso maior professor é o interesse, pois quando temos interesse corremos, pulamos, lutamos, sofremos, masssss alcançamos.
E hoje eu quero mostrar um processo que vc pode fazer nas suas "experiências domésticas", vou mostrar como tirar o molde de uma saia já pronta. Vou usa o exemplo de saia, pois como minha professora dizia "não é um molde fácil mas também não é difícil, e ainda é mais fácil de costurar".

Dêem uma olhada na saia que vou usar.

É um modelo jeans simples, com bolso falso na frente e pence apenas na traseira, tem carcela ou barguia (é a primeira vez que faço carcela), o cós é reto, então fica mais fácil.

1º passo; Entendemos que como o corpo é "igual" dos dois lado então não precisa traçar a peça inteira, mas apenas a metade, então centralizamos a frente e costa certinho pelas costuras do meio e prendemos com alfinetes para não sair do lugar.

2º passo; Na costura do centro das costas alinhamos o papel retinho, e prendemos com alfinete, viramos a peça de frente junto com o papel (ele ficará por baixo).

3º passo; Então vem com a carretilha, passa por todas a volta da peça, procurando chegar bem pertinho da costura.

4º passo; Não esquecendo das costuras de recortes como bolso, no meu caso a saia tem cós separado, então passei a carretilha descontando o cós (como na segunda foto)

 Ficará assim tudo furadinho, então entra o 5º passo; Passar o lápis ou caneta sobre cada marcação.
Esse é o molde da frente da minha saia.

Existem saias geralmente só as jeans, que tem a traseira maior do que a frente, no meu caso são iguais, então depois de traçar a frente usei o mesmo molde para traçar o traseiro.
6º passo; coloquei o molde sobre outro papel e passei a carretilha novamente fazendo o outro molde.

 7ºpasso; O modelo tem um pence rasa apenas na traseira, e para passar ela para o molde conferi três pontos, as fotos dizem tudo.

 a profundidade

Beirando o cós, a distancia até a pence.

Do pé da pence até a linha do centro.

7º passo; Transfere as medidas para o molde (entendendo que as medidas que tiramos tem que coincidir com a lateral da pence e não com o centro) olhe a foto.

8º passo; Agora a gente precisa compensar as medidas da pence saindo o equivalente na lateral e o cós da parte traseira é geralmente mais alto, a minha é 1cm, subi no centro do molde alinhei a lateral (como na 1º foto).

A segunda foto é o molde pronto (onde apaguei as referencias do molde da frente). 

Aqui os molde prontos. 
Observe que fiz uma marcação no centro do molde da frente onde farei a carcela, no próximo post mostrarei o processo dela mais detalhado.
É isso ai meninas , parece ser dificil mas não é, dá para fazer em modelos mais simples, observando os mesmo pontos.

Depois dessa saia vou mostrar o mesmo processo de uma camisa masculina ; D
Já que vocês gostaram... é um pap muito pratico e rapido...me aguardem!
beijão
Cíntia

28 comentários:

  1. Olá, querida cíntia, adorei seu blog, vc tem dicas excelentes. acaba de ganhar mais uma seguidora :) beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Ola Cintia,

    Adoro seu blog, nao fiz curso de costura, mas adoraria, contudo tenho um bebezinho e nao tenho com quem deixa-lo, por isso o seu blog é show!!!!

    ResponderExcluir
  3. muito legal vc colocar o passo a passo,ja fiz muito isso, mas nunca registrei, bjs

    Jubi

    ResponderExcluir
  4. oi cintia gostei muito dessa elplicaçao sua gosto muito de visitar o seu blog .nao sou muito boa em fazer roupa pela autra acerto mas no molde .mas vou temtar beijos

    ResponderExcluir
  5. Ai Cintia vcê escreve tão bem e explica de uma forma tão fácil de ser entendida... me ensina? rs...

    O post vai ajudar muita gente, com certeza!

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. muito bem Cíntia!!!!
    é bem legal vc ter pensado nessa idéia e ajudar quem está começando e nao tem como fazer o curso ou até mesmo não tem o material necessário para traçar o molde!!!!
    Bjim!!!!!

    http://munamo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. What a great tutorial! I want to do this to a pair of my daughters shorts.

    ResponderExcluir
  8. adorei seu blog so que tenho que aprender a costura comprei uma maquina e nao sei de nada,no seu blog tem dicas maravihlosaaaaaa

    ResponderExcluir
  9. adorei seu blog vou me empenhar e fazer minha saia obrigada!

    ResponderExcluir
  10. adorei seu blog vou me empenhar e fazer minha saia obrigada!

    ResponderExcluir
  11. gostei quero molde desse jeito para saia oxford

    ResponderExcluir
  12. gostei quero molde desse jeito para saia oxford

    ResponderExcluir
  13. Oi

    Legal o blog, quase li todos os posts tem me ajudado no meu aprendizado.

    iniciantenacostura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. oie,adorei o jeito que fez,sou iniciante e queria aprender a tirar um molde de um blazer sequinho tem como me ensinar? obrigada
    Iza

    ResponderExcluir
  15. gostei vou tentar fazer essa saia.

    ResponderExcluir
  16. como tirar moldes atravez de outro short me ajude

    ResponderExcluir
  17. quero fazer um short saia e queria tirar o molde da mesma peça

    ResponderExcluir
  18. como tirar moldes atravez de outro short me ajude

    ResponderExcluir
  19. ola querida adorei seu blog tb sou leiga no assunto comprei uma maquina e ainda não sei fazer os moldes gostaria de saber se tem como eu fazer o molde de um short e uma bermuda por outro abraços

    rsrsrsrs bem que vc poderia passar em video

    ResponderExcluir
  20. gotei,vou por em pratica

    ResponderExcluir
  21. adorei gosta ria que fose un bleser um abraco lucia de feira de santana ba

    ResponderExcluir
  22. adoro costura ,mas nos ultimos anos tenho me dedicado mais a culinária ,agora pintou uma necessidade de sumir com uns tecidos que tenho aqui ,vou copiar alguns moldes depois te mostro o resultado,quero cortar uma calça de tactel e fazer bermuda com barra virada e batida com outro tecido ,vc tem alguma sugestão?? desde já obrigada

    ResponderExcluir
  23. Cíntia adoro costurar ,mas sou uma negação ,esses ultimos anos me dediquei a culinária ,agora estou com vontade de acabar com uns tecidos que tenho aqui ,no momento quero transformar algumas calças de tactel que tenho em bermudas com vira em outro tecido ,vc pode me ajudar ???, alguma sugestão ??? beijos e desde já obrigada

    ResponderExcluir
  24. Muito bom! Adorei seu blog...vou tentar isso...BJS!

    ResponderExcluir
  25. gostei muito,obrigada!!!!!!!!viu vc pode dar uma aula de como fazer uma blusa frente única?beijos!!

    ResponderExcluir
  26. Olá Cintia gostei muito dos passo a passo, bem explicadinho, parabéns, sucesso :-D