Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Camisa masculina

Bom dia gentem!!! Ainda na neura de roupa masculina, eu estava muito empolgada mesmo que acabei comprando mais dois tecidos para fazer camisas (vocês já adivinharam!!!!)
O primeiro é jeans bem leve se não me engano ele tem um pouco de elastano (eu me esqueci o nome desse tecido), o segundo é tricoline xadrez (a vantagem desse tecido é que ele é igual tanto no direito quanto no avesso). 


Para fazer uma camisa masculina vou contar um segredo... eu acho muito chato a modelagem do colarinho de camisa ( tirando ele o resto é mole), então eu tava com pressa sabe... e lembrei desse post aqui da Ana, e pensei se ela conseguiu eu também posso conseguir, foi o que eu fiz tirei o molde de uma peça já pronta do guarda roupa do meu Maridom. Pena não ter tirado fotos do processo e nem do molde.

Mas além dessa questão existem coisas que precisamos pensar antes de sair cortando o tecido certo!
*No meu caso eu queria uma camisa esporte com pala, colarinho em pé e de manga longa (mas o tecido xadrez foi o primeiro a ser usado e ele nos privilegia de perdas extras de tecido! eu havia comprado 1,5mt achando que ia dar, mas não deu), parti para o Plano B "manga curta"mesmo!!

Bom ai vocês devem estar pensando; Mas você cortou???? não!! jamais corte sem pensar em tudo, primeiro a gente distribui os moldes no tecido risca e vê se dá, se não der mude o que precisa ser mudado.
*Eu queria experimentar fazer a camisa o mais profissional possivel (eu já fiz uma camisa masculina nas aulas de corte e costura quando eu tinha 19 anos, foi um desastre total!!!! nada de overloque, nada de costura inglesa, o tecido inapropriado, a roupa ficou terrrivel, terrrivel, terrrivel!!!!!!!!!!!!!!que nem meu Maridom queria usar.) essa é minha segunda camisa, e acredito estar preparado para faze-la. Inclui Costura Inglesa nas costuras retas e curvas (cavas!!).


Então resumidamente é seguinte...
*coloquei margens de 1cm na lateral, decote, cava e bainha (bainha da manga 4cm)
* Patê (lugar onde vai os botôes e casa) é um pouco dificil pra quem nunca fez, mas nesse video aqui é muito facil entender como é feito um dos modelos de patê, o meu patê é um pouco diferente, mas segui os mesmos principios.

PS.; lembrando que abotoamento masculino, as casas ficam no lado esquerdo e feminino o contrario. 



Temos que fazer tudo antes de moltar a camisa
1° e 2° presponto
3° alinhamento do decote (que é cortado depois de costurado o patê)
4° casas
O meu ficou assim...



Nas costas começa-se a costurar pela pala;
1°fiz uma prega no centro das costas e coloquei uma argola do mesmo tecido (ops!!! foto do avesso não mostra a argola!!).



2° costurei a pala, possicionando da seguite maneira (direito da pala externa + direito das costas + direito da pala interna).



Feito isso unimos frente e costa pelo ombro e podemos ir direto para a gola com colarinho...
o meu tecido era pouco então tive que usar uma manobra para conseguir cortar a gola em viés... ficou com uma emenda no centro.


Agora estou cortando uma saia pra mim e terminando algumas encomendas infantis que recebi.

Beijão
Cíntia

16 comentários:

  1. Ficou liiiida, depois do seu post da calça e agora o da camisa, vou me inpirar em vc e fazer uma surpresa p o maridão :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Cintia, tudo bem? O meu próximo progresso será costurar camisas para meu marido. Já fiz várias para mim, mas ele é chatérrimo e só usa camisa de marca e não sei se vou conseguir competir!!!! As minhas camisas eu fiz eliminando essa "tirinha" (não sei como se chama) que fica costurada junto ao colarinho - juntei as duas partes e copiei no molde só uma peça porque eu gosto de simplificar tudo. Mas daí ficou a dúvida: será que posso fazer o mesmo para as camisas masculinas? epa, desse jeito não vou poder mesmo competir com as Armanis da vida!!!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. Ari, vou esperar pra ver heim!!!com certeza ele vai gostar.

    Helena, francamente se eu fosse vc eu faria o mais bem feita possivel, o mais proximo possivel de uma camisa que ele goste, pois como eu na primeira que fiz foi meia-boca, então eu desanimei, nunca mais quiz fazer uma peça masculina, agora depois de 6 anos resolvi fazer uma calça (a branca) e gostei tanto que me animei em fazer mais peças masculinas, ou seja se fazemos algo inferior o resultado será inferior e poderemos ser as primeiras a não ter encantamento pela peça... já pensou???Já o contrario teremos mais animo...elogios...e ficaremos mais felizes!!

    ResponderExcluir
  4. Wow! Great job on that shirt collar! Those collars always look puckered when I make them.

    ResponderExcluir
  5. ficou perfeita,é como vc falou a gola é a pior parte, a primeira camisa q fiz para meu esposo, também foi xadrez , mas só q de flanela, ele amou falou para todos do seu trabalho, eu particularmente achei muitos errinhos , coisa boba , mas ele não estava nem ai , mas a segunda ai ai , o tecido era horrível , não parava quieto , aí fiz e desmanchei umas 3 vezes a gola até saiu q perfeito rsrs ...bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Cíntia

    Menina já virei sua fã, fazer um trem desses com tanto capricho, tem que ter muito talento!!
    Realmente tanto a calça quanto a camisa ficaram lindas.

    Abraços
    Bia Costa

    ResponderExcluir
  7. Amo os seus post , sou iniciante e aprendo muito aqui no momento não posso pagar um curso de corte e costura,vendo as suas dicas já fiz muitas coisas legais para mim e minha familia,muito obrigada ....Há uma coisa que ainda não consigo fazer é molde de uma manga curta e cumprida e depois como costurar? Assim que voce puder pode fazer este passo a passo? Bjs

    ResponderExcluir
  8. oi Cíntia
    pap genial... valeu!!!
    quero te convidar para participar do sorteio no meu novo blog "pesquei na net", é um kit doce: cordão e pulseira de cupcake, chaveiro sorvete de morango, alfineteiro com alfinetes de cupcake e mais umas coisinhas... se puder passa lá e participa tá?
    bjos
    Carmen

    ResponderExcluir
  9. Linda suas costuras, também já fiz este recurso em camisa rsrsrs.

    Bjs,
    Audrey

    ResponderExcluir
  10. Nossa Cintia...seu trabalho é realmente muito bonito...todo dia passo por aqui para dar uma olhadinha e fico impressionada com seu capricho
    Acabei de criar um blog tbm pois amo a costura e seu blog serve de refêrencia pode ter certeza....parabéns

    ResponderExcluir
  11. Olá...

    Vc usou máquina overloque para costurar essa camisa?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. oi cintia , tenho uma dúvida! talvés possa me ajudar , comprei colarinho pronto, como faço para colar ele ao tecido, obrigada renata

    ResponderExcluir
  13. muito legal!! Parabéns! Quanto tempo levou pra fazer a camisa? Uma costureira tarimbada consegue fazer quantas por dia mais ou menos?

    ResponderExcluir
  14. Muito legal! Parabéns pelo trabalho! Quanto tempo levou para fazê-la? Um costureira tarimbada consegue fazer quantas por dia mais ou menos?

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de aprender montar a manga da camisa masculina como na camisaria

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...